• desenho nu blumenau
  • modelo nu desenho blumenau
  • desenho anatomia blumenau

DESENHO ARTÍSTICO COM MODELO NU


Professor

  • José Siqueira
  • Horários

  • Início - 9 de agosto
  • Carga Horária - 48 h/aula
  • Idade mínima

  • 18 anos
  • 4 temas abordados em conjunto com demonstração de desenho ao vivo.

    Modelos masculino e feminino nus, em aulas intercaladas, e mais 3 aulas comparativas com ambos.

    1. Introdução ao desenho artístico de observação.

    O aluno será apresentado métodos de observação baseados na teoria da Gestalt que possibilitam um melhor aproveitamento da aula prática.
    É essencial ao artista que pretende estudar o mundo real saber como observar e como reter melhor essa informação com propósito, o que permite que a exploração com modelo ao vivo se converta em desenhos mais fiéis a realidade. A interpretação segue a observação e esta quanto mais refinada melhor poderá o artista aplicar seu estilo ao traço, sem perder veracidade e expressão.

    2. Anatomia construtiva observada.

    Em conjunto a observação, a anatomia "construtiva" prática ocorre com relação ao que é observado do corpo em movimento, ao vivo, transformado em estudos da anatomia que pretende " montar " o ser humano a partir de formas geométricas básicas como cilindros, esferas, etc. Em conjunto com a liberdade de expressão do artista, uma metodologia construtiva do esboço permite ao desenhista uma abordagem prática do ponto de vista mecânico ao se lidar com a figura humana, que é um organismo dinâmico e maleável.

    3. Luz, sombra e proporções.

    O estudo de luz e sombra será feito diretamente com o modelo vivo e iluminação, sendo a teoria aplicada e experimentada em aula. O estudo do desenho compete uma série de aptidões que devem ser aplicadas ao mesmo tempo para se obter uma obra completa, a luz e sombra proporcionam o volume e contrastes desejados. O estudo das proporções será uma constante, aqui feitos em conjunto com estudos de tonalidades e modos de obter contrastes diferentes: esfumaçado, hachurado, nanquim, e materiais: grafite, carvão, pastel, serão explorados.

    4. Composição e dinamismo da figura humana.

    Além da própria proporção e da construção da figura humana importante também é a composição da figura em relação as ações que esta expressa, as que ocorrem a sua volta e ao próprio ambiente. Dinamismo da figura tem a ver como como a própria pose que está "figurada", e como melhorar a expressão corporal em relação aquilo que se quer mostrar no desenho. Serão estudadas expressão corporal e das feições em diversos estudos de poses e encenações práticas.

    5. Exposição dos trabalhos dos alunos ao final do curso.


    @ NewsLetter Cadastrar
    Pré Inscrição